domingo, 27 de janeiro de 2008

Fé e Razão


Existe a possibilidade de se conciliar fé e razão? Depende do conceito que se tem de fé e que se tem de razão. Definamos o que seria fé: “é a firme convicção das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem” (Hebreus 11.1). Razão; é a explicação sistemática de fenômenos em geral mediante o puro e simples raciocínio lógico. É verdade que a fé é basicamente “ver o invisível” e a razão é a explicação de algo concreto. Também é verdade que a fé é um passo além da razão, mas esse passo é sempre dado na direção que as evidências apontam.
Quando uma pessoa leiga em medicina toma um medicamento ela o faz por fé na palavra do médico, pois ela não faz idéia das substâncias químicas contidas em tal droga e não conhecem o laboratório que a desenvolveu. E porquê ela o faz? Porque existem evidências que comprovam que tal medicamento é eficaz.
As pessoas que acreditam que existe um Deus pessoal nunca viram tal Deus, mas existem inúmeras evidências de sua existência. É impossível você observar o universo assombroso o qual habitamos com suas intrincadas leis físicas, a grande variedade de criaturas que povoam o nosso planeta e as suas relações mútuas, o complexo funcionamento das células dos diversos organismos vivos e não enxergar o dedo de Deus! Todo projeto implica um projetista, toda lei, um legislador e toda criação, um criador. Uma pessoa em sã consciência não sai caminhando por aí e ao achar um relógio de pulso exclama: Louvada seja a física quântica, como é maravilhoso que os átomos se agrupam espontaneamente resultando nesta bela peça! Tal pessoa utilizando-se de sua inteligência inferirá que houve alguém que fez o relógio e por que seria diferente com a natureza? O Salmo 19.1 diz: “Os céus proclamam a Glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das suas mãos”.
Em Teologia há o que chamamos de Revelação Geral que são as evidências da existência do Criador mediante a observação da natureza. Ninguém pode afirmar com honestidade que Deus não existe depois de contemplar as obras das Suas mãos, o apóstolo Paulo escrevendo aos Romanos diz: “Do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta (a consciência), porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis (de Deus) desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles (ateus) fiquem indesculpáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos”(Grifos meus).
Muitos Não querem admitir que Deus exista porque a sua própria divindade exige submissão e serviço, tais pessoas criaram um conjunto de teorias que se adapte a uma vida sem Deus não querem admitir que exista um legislador, pois estariam sujeitas às suas leis, essas pessoas já têm as suas próprias regras e julgam não precisar de mais nenhuma outra.
Beethoven Brandão

Um comentário:

Marcia disse...

Hum! ótimo texto viu!!! mas acredito que vc não deseja ouvir simplesmente isso né?! Bom, você fez uma bela abordagem em relação a FÉ E RAZÃO, e certo que muitos não acreditam naquilo que não ver, é preciso que haja uma explicação mas científica para que possam acreditar, mas essas mesma pessoas esquecem de se questionárem será que somos dignos de ver o CRIADOR? hum! Pois é! Será que nossa vida, o ar que respiramos a nauteza que nos embeleza não é motivo suficiente para que possamos agradecer todos os dias a DEUS? Mas como você mesma abordou(Muitos Não querem admitir que Deus exista porque a sua própria divindade exige submissão e serviço, tais pessoas criaram um conjunto de teorias que se adapte a uma vida sem Deus não querem admitir que exista um legislador, pois estariam sujeitas às suas leis, essas pessoas já têm as suas próprias regras e julgam não precisar de mais nenhuma outra.
Beethoven Brandão). A isso eu daria o nome de EGOÍSMO, pois o indívido se acha superior e acreditar ser mais que o criador, mas que no fundo ele sabe que DEUS existe e é muito mais superior do que ele imagina ser. Bom, a você eu so tenho a dizer que continuei produzindo porque seus textos são ótimos viu! Parabéns amigo.... beijão...