segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Sobre Ciência


Com freqüência se responde que o que caracteriza o conhecimento científico é ser honesto e verdadeiro. Sabe-se que um experimento científico pode ser manipulado e ter o seu resultado alterado por pesquisadores que se sentem na obrigação de obter resultados imediatos, pressionados pelos seus financiadores (como os grandes laboratórios e o governo) e ansiosos por sustentar suas teses e teorias. Ademais, nenhum cientista consegue ser totalmente imparcial, pois de uma maneira ou de outra estes são influenciados por preconceitos ideológicos, filosóficos, sociais etc. Por exemplo: O que definiu o método "científico" usado pelos médicos nazistas para definir se uma pessoa é Judia ou Ariana tomando como base a medição da espessura do nariz? Seus preconceitos ideológico-sociais.
Quem não se lembra do famoso caso do homem de Piltdown? Onde o cientista Charles Dawson se utilizando da mandíbula inferior de um símio, limou seus dentes e combinou com um crânio de um ser humano, envelhecendo-os quimicamente para sustentar a teoria da evolução?
Enfim, em se tratando de ciência há uma linha muito tênue que divide fato e teoria, verdade e especulação e como disse Mussolini: "Uma mentira dita vinte vezes acaba se tornando uma verdade". O verdadeiro cientista quando faz uma descoberta que contrarie todas as suas convicções este a divulga ainda que isso acarrete prejuízos para ele.

Beethoven Brandão

Nenhum comentário: